- I Encontro do Centro de Estudos em História Cultural das Religiões (CEHIR) na Unicamp, de 18 a 20 de abril. Magali Cunha (Poscom Metodista) e Karina K. Bellotti (UFPR) [foto] falaram na mesa "Religiões e Comunicação. Contribuições para os debates no mundo contemporâneo". Três integrantes apresentaram trabalhos no Simpósio Temático Mídia e Religião: Lindolfo Alexandre de Souza ("Uma emissora de inspiração católica na internet: a experiência da Rádio Brasil Campinas"), Karina Bellotti ("'O maior líder que já existiu' - as figuras de Jesus na mídia de autoajuda/1980-2010") e Jorge Miklos, juntamente com Tatiana Penna ("A palavra mata, o corpo vivifica: o paradigma ecológico da comunicação na Umbanda"). Karina Belotti também coordenou uma sessão deste grupo.
- 12a Conferência Brasileira de Comunicação Eclesial (ECLESIOCOM), realizada na PUC-
Campinas/SP, em 17 de agosto, sob a coordenação do integrante do grupo Prof. Lindolfo Alexandre de Souza, coordenador do Curso de Jornalismo daquela instituição. Além da presença da Profa. Magali Cunha, que é coordenadora-geral da Eclesiocom, e da participação do Prof. Jorge Miklos como comentarista da palestra da Profa. Joana Puntel, várias/os integrantes do MIRE apresentaram trabalhos em alguns dos 11 GTs do evento:
Próximos eventos com presença do MIRE:
Campinas/SP, em 17 de agosto, sob a coordenação do integrante do grupo Prof. Lindolfo Alexandre de Souza, coordenador do Curso de Jornalismo daquela instituição. Além da presença da Profa. Magali Cunha, que é coordenadora-geral da Eclesiocom, e da participação do Prof. Jorge Miklos como comentarista da palestra da Profa. Joana Puntel, várias/os integrantes do MIRE apresentaram trabalhos em alguns dos 11 GTs do evento:
- Barbara Stefannie Paiva de Melo, "Imagens e elementos religiosos na cultura midiática: o caso do programa de tv o mundo segundo os brasileiros"
- Carlos Eduardo Bertin, "Jornal Brasil Seikyo: um estudo sobre publicação da budista no Brasil"
- Kelma Amabile Mazziero de Souza, "O Tarô e a Prática Oracular na Era da Midiatização Espiritual"
- Larissa Pothin Preuss, "O Profeta na Instância da Imagem Ao Vivo"
- Lindolfo Alexandre de Souza, "Marketing católico e liberdade em um contexto de pós-modernidade"
- Luís Henrique Marques, "Vita Santi Aemiliani: leitura à luz da Análise Crítica do Discurso de hagiografia utilizada como instrumento de comunicação no processo de cristianização dos meios rurais da Espanha visigótica"
- Patricia Garcia Cosgta, "Uma Análise das Garotas Youtubers como Construtoras de Memória"
- Patricia Santos Machado, "Nossa Senhora do céu e da terra: As muitas faces de Maria e a imagem da soberania feminina que (re)une os mundos"
- Tássia Aguiar de Souza, "Religião nas mídias e contra-hegemonia: a visita de Donald Trump ao Papa pelos memes"
Prof. Jorge Miklos (esq), Profa. Magali Cunha e Prof. Lindolfo Alexandre na mesa de abertura da Eclesiocom 2017 |
Um grupinho do MIRE no intervalo da Eclesiocom |
- Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), realizado na Universidade Positivo, Curitiba/PR, de 6 a 9 de setembro. Participaram com trabalhos:
- Jorge Miklos, GP Comunicação, Imagem e Imaginários: "Estereotipia do sagrado na mediosfera: Um estudo sobre a representação da espiritualidade afro-brasileira no humor do Porta dos Fundos"
- Magali do Nascimento Cunha, GT Comunicação para a Cidadania: "Intolerância e violência religiosas no noticiário das grandes mídias brasileiras: a propósito do Relatório Brasil (2011 – 2015)"
- Priscila Vieira e Souza, GP Fotografia: "Imagens Protestantes: Fotografia, Religião e Modernidade no Brasil"
- Ricardo Costa Alvarenga, GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local: "Os modelos de comunicação para o desenvolvimento e a Igreja Católica na América Latina: iniciando um debate"
- Workshops UNESCOM: Comunicação e Religião, com Ricardo Alvarenga (26 de abril, na Metodista); Comunicação e Intolerância, com Magali Cunha (7 de junho, na Metodista).
- Seminário Evangélicos, Mídia e Poder, promovido pelo Coletivo Entre Nós, com a participação de Magali Cunha, em 9 de março, na Faculdade de Teologia da Igreja Metodista Livre/SP.
- III Congresso Internacional de Teologia e Ciências das Religiões, promovido pela Faculdade Unida, Vitória/ES, de 22 a 25 de agosto, com participação de Magali Cunha na temática dos 500 anos da Reforma Protestante.
- Debate "Evangélicos, Igrejas Evangélicas e Política", com Leandro Ortunes (21 de julho, Instituto Polis, SP)
- Café Teológico no Museu de Arte Sacra de São Paulo, com Patricia Fox Machado: "Nossa Senhora: a integradora dos mundos" (9 de agosto).
- Lançamento do livro-guia "Nossas Senhoras do Brasil" (Pólen Livros), de Alexandra Gonsalez, em 21 de setembro. Livro produzido em homenagem aos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, com prefácio da também integrante do MIRE Patrícia Fox Machado. Museu de Arte Sacra de São Paulo, 21/9, quinta-feira, 11h. Av. Tiradentes, 676 – Luz Estação Tiradentes do Metrô
- Debate-lançamento do livro "Do Púlpito às Mídias Sociais. Evangélicos na Política e Ativismo Digital" (Editora Prismas), de Magali Cunha. Centro de Formação e Pesquisa do SESC SP, 27 de setembro, quarta-feira, 19h30. R. Dr. Plínio Barreto, 285, 4o andar - Bela Vista, São Paulo.
- Colóquio 500 anos da Reforma Protestante: dimensões religiosas, políticas e culturais, com a participação de Magali Cunha, com o tema Evangélicos no Brasil e Direitos Humanos. Promoção da Linha de Pesquisa Intersubjetividade e Pluralidade: Reflexão e Sentimentos na História, do PGHIS-UFPR e o Nupper (Núcleo Paranaense de Pesquisa em Religião). No Instituto Goethe de Curitiba-PR, 04 de outubro, a 9h-21h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário