Seguindo a mesma orientação da pesquisa realizada em 2016 no evento Marcha para Jesus, o Grupo MIRE promoveu nova pesquisa em 2017. Mais uma vez, o levantamento foi coordenado por Leandro Ortunes (integrante do grupo, doutorando da PUC-SP), com organização das colegas do MIRE Barbara Melo e Patrícia Garcia (mestranda e doutoranda do Poscom Metodista). Neste evento, realizado em 15 de junho, em São Paulo, buscou-se alcançar a maior diversidade possível de perfis. Por isso, a pesquisa contou com 19 entrevistadores que aplicaram 424 questionários no horário de pico do evento (das 10 às 14h). Os pesquisadores se distribuíram em três pontos (Estação da Luz, na Praça da Luz e na Av. Tiradentes, nºs 676 a 1285) para buscarem participantes concentrados nos diferentes carros de som (agrupamentos por afinidade de diferentes denominações) e alcançarem a alta circulação de pedestres nas saídas das estações Luz (Metro e CPTM). O questionário, com 21 questões (seis de perfil religioso, socioeconômico e cultural e 15 de perfil político), é basicamente o mesmo aplicado na Marcha para Jesus de 2016 (com pequenas atualizações). Veja os resultado de 2016 aqui.
Os resultados alcançados em 2017 podem ser conferidos aqui. Eles repercutiram nas seguintes mídias noticiosas, entre outras:
Carta Capital
Infomoney
Notícias Brasil On Line
Leandro Ortunes também participou do debate 'Evangélicos, Igrejas Evangélicas e Política', promovido pelo Instituto Polis, em 21 de julho, quando teve oportunidade de falar sobre os resultados da pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário