segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Reunião do MIRE discute iconografia de protestantes iconoclastas no Brasil; processos comunicacionais alternativos em expressões de religiosidade popular; telerreeligiões no telespaço público


 A reunião do Grupo de Pesquisa MIRE em setembro de 2015 aconteceu no dia 22 e foi oportunidade de discussão de três projetos de pesquisa vinculados ao grupo:

"Uma iconologia de iconoclastas: Modernidade, História e Cultura no contexto de imagens protestantes no Brasil (1864-1970)" - projeto de Pós-Doutorado que será iniciado pela colega Dra. Priscila Vieira, atualmente residente na Inglaterra, que teve a chance de estar presente na reunião. A pesquisa representará o aprofundamento de aspectos desenvolvidos na tese de doutorado que Priscila Vieira defendeu na Escola de Comunicação da UFRJ em 2014 intitulada "Comunicação, Modernidade, Religião: relações culturais na história e produção do Centro Áudio Visual Evangélico – CAVE (1951-1971)". Clique aqui para ver a apresentação do projeto. 

"As telerreligiões no telespaço público: o Programa Vitória em Cristo e a estratégia de mesclar evangelização e pregação política" - Dissertação de Mestrado de Larissa Preuss, que será defendida na ECA/USP em 29 de setembro.




"O lugar da comunicação na construção do imaginário das culturas caiçaras e quilombolas em Cananéia-SP: hibridismo, identidade e religiosidade" - projeto de qualificação de doutorado de Renata Cardias, que será defendido no Poscom/Metodista, em outubro. Clique aqui para ver a apresentação do projeto.



Pelos temas é possível reconhecer a riqueza da discussão e da qualidade das pesquisas e as possibilidades que a interface midia-religião-política oferece.

As próximas reuniões em 2015 acontecerão em: 20 de outubro, terça; 24 de novembro, terça; sempre das 14 às 17h, com participação possível pelo Skype (grupomire) para quem não pode estar presente fisicamente.


Fotos: Patrícia Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário