sexta-feira, 11 de setembro de 2015

MIRE nos eventos acadêmicos

Além de ter participado "em peso" na X Eclesiocom (veja aqui), o MIRE também esteve representado no congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), a ser realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), de 5 a 7 de setembro, com dois trabalhos: (1) GP Teorias da Comunicação: Magali do Nascimento Cunha. Caso Marco Feliciano: como paradigma para os estudos em mídia, religião e política no Brasil (acesse o trabalho aqui); (2) GP Folkcomunicação: Renata Castro Cardias Kawaguchi. Imaginário, religiosidade popular e folkcomunicação: um olhar para as expressões culturais das comunidades quilombolas no Vale do Ribeira (acesse o trabalho aqui).

O 2º Simpósio Nordeste da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR) também terá participação do MIRE. O evento acontece de 15 a 17 de setembro, na Universidade Federal de Pernambuco (Recife) e contará com a participação da Profa. Magali Cunha como conferencista da abertura com o tema: "Gênero, religião e cultura: um olhar sobre a investida neoconservadora dos evangélicos nas mídias no Brasil". A integrante do MIRE Jenifer Rosa atuará como comentarista do Mini-Curso 09 "Mídia, religião e sociedade: estudos e perspectivas".

Já o 2º Simpósio Sudeste da ABHR, acontece de 25 a 27 de novembro, na PUC-SP, e tem inscrições abertas até 20 de agosto para apresentação de trabalhos. O MIRE está presente na Mesa 6: Religião, Comunicação e Mídia, com os profs. Magali Cunha e Jorge Miklos. No GT Marketing, espetáculo e ciberespaço: entre diversidades e (in)tolerâncias, que terá a profa. Magali Cunha como comentarista, o integrante Leandro Ortunes inscreveu trabalho. Ainda é possível que o MIRE tenha mais participações.

A Semana de Estudos da Religião, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, na Universidade Metodista de São Paulo (São Bernardo do Campo), acontece de 6 a 8 de outubro, com o tema "Cultura Material, Visual e os Estudos de Religião". O vice-coordenador do MIRE Prof. Jorge Miklos participará da mesa de abertura em 6 de outubro, às 9h30, intitulada " A importância da Cultura Visual para os estudos de religião". A integrante do MIRE Profa. Karina Bellotti (UFPR) participará da mesa temática "Mídia e Religião: Perspectivas Contemporâneas", em 8 de outubro pela manhã, que será moderada pela coordenadora do MIRE Profa. Magali Cunha. Inscrições para trabalhos estarão abertas até 30 de setembro. Há vários grupos com temáticas relacionadas a comunicação e cultura. Integrantes do MIRE estão sendo estimuladas/as a participar.


O Seminário Nacional do Núcleo Paranaense de Pesquisa em Religião (NUPPER), da Universidade Federal do Paraná (Curitiba), a que está ligada a integrante do MIRE Profa. Karina Belotti, acontece em 6 e 7 de novembro. As inscrições para trabalhos estão abertas até 14 de setembro. No GT Religião e Comunicação, o integrante do MIRE Leandro Ortunes tem trabalho inscrito.

O Congresso Metodista de Produção Científica acontece em 11 e 12 de novembro, na Universidade Metodista de São Paulo (São Bernardo do Campo). O MIRE participará com duas mesas temáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário