quinta-feira, 25 de abril de 2019

Colóquio discute Mídias, Religiões e Masculinidades

Mídia, Religiões e Masculinidades foi o tema do Colóquio do Grupo de Estudos Mídia, Religião e Cultura (MIRE), atividade do Grupo de Pesquisa Comunicação e Religião da INTERCOM. O evento, realizado em 9 de abril, reuniu 23 pesquisadores e pessoas interessadas para dar continuidade às reflexões já realizadas pelo grupo em torno da pesquisa em comunicação, religiões e gênero, desta vez com foco no tema das masculinidades.

O tema emerge em um momento de discussões sobre a masculinidade contemporânea, com redefinições e novos significados. O objetivo do colóquio, coordenado pelos pesquisadores Dr. Marcos Correa e Dra. Alexandra Gonsalez, foi ouvir experiências reais dentro de diferentes comunidades religiosas e debater sobre essas vivências a partir do olhar das respectivas religiões representadas por líderes masculinos presentes no seminário. 

Para isso foram convidados para um painel o Padre Aberio Christe, pelo Catolicismo, o Sheik Jihad Hassam Hammadeh, pelo Islamismo, o Ogã Roger Cipó, pelo Candomblé, o Pastor da Igreja Metodista William de Melo, pelo Protestantismo. Eles relataram suas vivências e a forma como as confissões de fé as quais estão vinculados compreendem e comunicam a masculinidade. Os relatos pessoais foram embasados por elementos referentes à teologia, às doutrinas e aos contextos socio-históricos e culturais nos quais os grupos religiosos estão inseridos.

O diálogo com participantes contribuiu no levantamento de uma série de temas/abordagens para futuros desdobramentos da reflexão. Todo o conteúdo do Colóquio, gravado em vídeo, pode ser acessado no Canal do Youtube do Grupo de Estudos MIRE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário