O tema emerge em um momento de discussões sobre a masculinidade contemporânea, com redefinições e novos significados. O objetivo do colóquio, coordenado pelos pesquisadores Dr. Marcos Correa e Dra. Alexandra Gonsalez, foi ouvir experiências reais dentro de diferentes comunidades religiosas e debater sobre essas vivências a partir do olhar das respectivas religiões representadas por líderes masculinos presentes no seminário.
Para isso foram convidados para um painel o Padre Aberio Christe, pelo Catolicismo, o Sheik Jihad Hassam Hammadeh, pelo Islamismo, o Ogã Roger Cipó, pelo Candomblé, o Pastor da Igreja Metodista William de Melo, pelo Protestantismo. Eles relataram suas vivências e a forma como as confissões de fé as quais estão vinculados compreendem e comunicam a masculinidade. Os relatos pessoais foram embasados por elementos referentes à teologia, às doutrinas e aos contextos socio-históricos e culturais nos quais os grupos religiosos estão inseridos.
O diálogo com participantes contribuiu no levantamento de uma série de temas/abordagens para futuros desdobramentos da reflexão. Todo o conteúdo do Colóquio, gravado em vídeo, pode ser acessado no Canal do Youtube do Grupo de Estudos MIRE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário