Estudos e discussões
Um levantamento ampliado do Banco de Teses da Capes foi apresentado pelos
profs. Jorge Miklos, Maurício Ribeiro e Ronivaldo Moreira, com a colaboração
dos profs. Giselle Gomes e João Damásio. Para além da área de Comunicação e
Informação, apresentada no segundo seminário, foram expostos dados referentes à
pesquisa em Comunicação e Religião nas áreas de Ciências Sociais, Ciências da
Religião e Teologia e História (veja
a apresentação aqui). Uma planilha com todo o levantamento pode
ser acessada aqui.
Conclusões:
- Estudos em
Comunicação e Religião cresceram no Brasil nos últimos anos. Número de teses e
dissertações cresce a cada ano. Na área de comunicação, núcleo maior no sudeste
mas todas as regiões do país têm pesquisa no tema. Nas Ciências Sociais a
concentração se dá no Norte e no Nordeste.
- Há uma dispersão dos
eixos temáticos e dos interesses. Atomização (cada pesquisador olhando para o
fenômeno na sua singularidade). O fenômeno religioso é disperso (a própria
maneira de viver a religião) e isto se reflete nas pesquisas.
- Nas Ciências Sociais
e em Ciências da Religião e Teologia a palavra-chave predominante é Igreja. Há
dispersão nos temas mas uma ênfase no catolicismo. As mídias são um tema forte nas Ciências da
Religião.
- Na Comunicação
prevalece a metodologia de pesquisa em análise do discurso e semióticas. Fica
demarcada uma ideia de religião como texto/discurso/linguagem. Religião é
restringida às linguagens. Nas Ciências Sociais prevalece a etnografia/pesquisa
de campo (mais da metade dos trabalhos). Nesse sentido a área deixa o fenômeno
falar, sem ir ao fenômeno com pré-noções. Trata-se a religião como experiência
humana, não como texto. Na História
predomina a Análise do Discurso, a Análise Histórica e a Análise Documental.
- Na Comunicação há
uma centralidade nos meios de comunicação – um processo mecanicista. As
Ciências Sociais valorizam mais o elemento humano. Na área de História há uma tendência forte de se tomar a
imprensa como fonte. Um foco significativo está nos meios de comunicação
religiosos, em religião e política e em religião e gênero.
- Uma das
características das áreas da comunicação e das ciências da religião é que são
um campo mutante que lançam mão de ferramentas das Ciências Sociais e da
Linguagem. Há também um plural “Ciências da Comunicação”. É preciso explicitar a afinidade
epistemológica que os dois temas têm – comunicação e religião. Destacar ainda a
importância da antropologia e da psicologia.
Foi também apresentado um texto introdutório para a discussão em torno de "Comunicação e Religiões", pela Profa. Magali Cunha (veja o texto aqui).
Encaminhamentos
A partir das discussões foi encaminhada uma metodologia de trabalho em subgrupos, visando a produção do Dicionário, com um elenco de conceitos-chave identificados a partir as pesquisas apresentadas nos três seminários:
- Secularização/laicidade
- Midiatização (processos comunicativos)
- Religiosidades
- Tradição (inclui transgressão)
- Identidade e Subjetividade
- Sagrado e Profano
- Poder (inclui política, fundamentalismo, conservadorismo, liberalismo)
- Consumo
Todo o conteúdo dos seminários, gravado em vídeo, pode ser acessado no Canal do Youtube do Grupo de Estudos MIRE.
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