quinta-feira, 25 de abril de 2019

3º Seminário Eixos Temáticos em Comunicação e Religião aprofunda processo de produção do Dicionário em Comunicação e Religiões

O terceiro seminário aconteceu em 19 de fevereiro 2019 e buscou responder ao desafio dos seminários anteriores (agosto e outubro de 2018), com o objetivo de estabelecer as bases para a editoração do Dicionário em Comunicação e Religiões, uma parceria UNASP/UNASPRESS e GP CR/MIRE. O encontro contou com 19 pesquisadores/as participantes: nove presencialmente e 10 on-line, dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraná.   




Estudos e discussões
Um levantamento ampliado do Banco de Teses da Capes foi apresentado pelos profs. Jorge Miklos, Maurício Ribeiro e Ronivaldo Moreira, com a colaboração dos profs. Giselle Gomes e João Damásio. Para além da área de Comunicação e Informação, apresentada no segundo seminário, foram expostos dados referentes à pesquisa em Comunicação e Religião nas áreas de Ciências Sociais, Ciências da Religião e Teologia e História (veja a apresentação aqui). Uma planilha com todo o levantamento pode ser acessada aqui.

Conclusões:
- Estudos em Comunicação e Religião cresceram no Brasil nos últimos anos. Número de teses e dissertações cresce a cada ano. Na área de comunicação, núcleo maior no sudeste mas todas as regiões do país têm pesquisa no tema. Nas Ciências Sociais a concentração se dá no Norte e no Nordeste.
- Há uma dispersão dos eixos temáticos e dos interesses. Atomização (cada pesquisador olhando para o fenômeno na sua singularidade). O fenômeno religioso é disperso (a própria maneira de viver a religião) e isto se reflete nas pesquisas.
- Nas Ciências Sociais e em Ciências da Religião e Teologia a palavra-chave predominante é Igreja. Há dispersão nos temas mas uma ênfase no catolicismo.  As mídias são um tema forte nas Ciências da Religião.
- Na Comunicação prevalece a metodologia de pesquisa em análise do discurso e semióticas. Fica demarcada uma ideia de religião como texto/discurso/linguagem. Religião é restringida às linguagens. Nas Ciências Sociais prevalece a etnografia/pesquisa de campo (mais da metade dos trabalhos). Nesse sentido a área deixa o fenômeno falar, sem ir ao fenômeno com pré-noções. Trata-se a religião como experiência humana, não como texto.  Na História predomina a Análise do Discurso, a Análise Histórica e a Análise Documental.
- Na Comunicação há uma centralidade nos meios de comunicação – um processo mecanicista. As Ciências Sociais valorizam mais o elemento humano.     Na área de História há uma tendência forte de se tomar a imprensa como fonte. Um foco significativo está nos meios de comunicação religiosos, em religião e política e em religião e gênero.
- Uma das características das áreas da comunicação e das ciências da religião é que são um campo mutante que lançam mão de ferramentas das Ciências Sociais e da Linguagem. Há também um plural “Ciências da Comunicação”.                É preciso explicitar a afinidade epistemológica que os dois temas têm – comunicação e religião. Destacar ainda a importância da antropologia e da psicologia.

Foi também apresentado um texto introdutório para a discussão em torno de "Comunicação e Religiões", pela Profa. Magali Cunha (veja o texto aqui). 



Encaminhamentos

A partir das discussões foi encaminhada uma metodologia de trabalho em subgrupos, visando a produção do Dicionário, com um elenco de conceitos-chave identificados a partir as pesquisas apresentadas nos três seminários: 


  • Secularização/laicidade
  • Midiatização (processos comunicativos)
  • Religiosidades
  • Tradição (inclui transgressão)
  • Identidade e Subjetividade
  • Sagrado e Profano
  • Poder (inclui política, fundamentalismo, conservadorismo, liberalismo)
  • Consumo

Todo o conteúdo dos seminários, gravado em vídeo, pode ser acessado no Canal do Youtube do Grupo de Estudos MIRE.


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