quinta-feira, 25 de outubro de 2018

GP Comunicação e Religião/MIRE realiza 2º Seminário Eixos Temáticos em Comunicação e Religiões




O segundo seminário aconteceu em 23 de outubro de 2018 e buscou responder ao desafio do primeiro (agosto de 2018), com o objetivo de estabelecer as bases para a editoração do Dicionário em Comunicação e Religiões, uma parceria UNASP/UNASPRESS e GP CR/MIRE. O encontro contou com 23 pesquisadores/as participantes: 13 presencialmente e 10 on-line.

Foi apresentado o aprofundamento da pesquisa sobre eixos temáticos identificados no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, realizada pelos profs. Jorge Miklos, Maurício Ribeiro e Ronivaldo Moreira e recebidas contribuições de participantes a partir do que foi indicado como desdobramento do primeiro momento.

A Profa. Eliane Moura (foto à esq.) apresentou um texto com elementos para a conceituação de “religiões” e com questões conceituais que devem ser consideradas na elaboração do Dicionário (veja aqui). O Prof. Allan Novaes apresentou o levantamento da pesquisa em dicionários e enciclopédias, feito com a ajuda da Profa. Eliane Moura, com questões teóricas, metodológicas e editorais para o processo de elaboração do dicionário (veja aqui).

O levantamento quantitativo no Banco de Teses e Dissertações da CAPES (veja aqui) indica um crescimento no número de pesquisas, no entanto há uma grande dispersão ou atomização de pesquisas em comunicação e religiões com um significativo número de pesquisadores investigando temas diferentes. Deve-se ter atenção a isto, pois, se tomados como parâmetros, podem levar a uma miríade de verbetes. 

Prof. Allan Novaes apresenta levantamento
Outra constatação importante é que fenômeno das religiões no campo da comunicação é subordinado a temáticas de “moda”.  Isto é importante, uma vez que este grupo está trabalhando o desenvolvimento de um dicionário que tende a ser uma publicação baseada na permanência de temas.

Uma questão importante que o levantamento indica é que o número de trabalhos que trata, de fato, a problemática das religiões em relação com a comunicação é bem reduzido. Falta precisão conceitual na maioria dos trabalhos. Há um interesse sobre o fenômeno das religiões mas ele não é definido, referenciado. A religião acaba apenas perpassando as pesquisas mas não é aprofundada em relação à comunicação.

Há uma prevalência de estudos sobre o catolicismo romano, seguidos de temáticas referentes aos evangélicos, com ênfase no neopentecostalismo.

Profs Jorge Miklos e Maurício Ribeiro apresentam pesquisa
Ressalta-se, então, a indicação de que a atenção às metodologias, aos temas e objetos (o que há de pulsante nos estudos) pode elucidar um caminho para um ponto de partida na definição dos eixos temáticos do dicionário.

Após a apresentação e reflexão sobre o texto da Profa. Eliane Moura, ficou indicada a necessidade do diálogo interdisciplinar com o conceito de religiões oferecido, sob o viés da comunicação.

Encaminhamentos

- Realização de um terceiro seminário: 19 de Fevereiro de 2018, das 9h30 às 16h, com vistas ao fechamento dos eixos temáticos e criação de equipes de produção do Dicionário.

- Definição do público-alvo: leitores do Brasil interessados nos temas que relacionam religiões e comunicação.

- Definição do foco do Dicionário: religiões brasileiras, comunicação a partir do contexto brasileiro. Foi a leitura do texto “Fronteira da fé: alguns sistemas de sentido, crenças e religiões no Brasil de hoje”, de Carlos Rodrigues Brandão (veja aqui).

- Situar: de que lugar da comunicação queremos falar? Mídias? Recepção? Semiótica? Mensagem? Midiatização? Ecologia da comunicação? Ecologia das mídias?  Observar os conceitos-chaves que emergem do levantamento no Banco da CAPES: crenças religiosas, processos comunicacionais, gêneros de comunicação (jornalismo, publicidade), mídias (suportes materiais que dão significado), comunicação religiosa, redes e sociedade em redes (“a rede é a mensagem”), bios midiático, mediações, midiatização, memória, secularismo, biopoder, biopolítica.

Atentar para se trabalhar os conceitos da comunicação sempre relacionados às religiões e trabalhar conceitos sobre religiões sempre relacionados à comunicação.

- A partir daí promover um diálogo da concepção de comunicação a ser enfatizada com o conceito de religiões oferecido pela Profa. Eliane Moura (Profa. Magali Cunha vai elaborar uma reflexão). Foi sugerida a leitura do texto “Narrar a Deus: a religião como meio de comunicação”, de Enzo Pace (veja aqui).


A reflexão será apresentada na reunião de fevereiro de 2019.

- Ampliar a pesquisa no Banco da CAPES para as áreas: Teologia, Ciências da Religião, Ciências Sociais, História, Psicologia. Pessoas do grupo devem se engajar com os colegas da UNIP para colaboração. Prof. Jorge Miklos coordenará o processo com as indicações do protocolo da pesquisa. Profa. Eliane Moura com ajuda de colegas da UNICAMP pesquisarão a área de História.

A pesquisa aprofundada será apresentada na reunião de fevereiro de 2019.

Links com a gravação da reunião na íntegra:
Parte 3 – Encaminhamentos finais - https://www.youtube.com/watch?v=5JGy1tuN2OQ

Fotos: Patrícia Garcia e Patrícia Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário