O segundo seminário aconteceu em 23 de outubro de 2018 e buscou responder ao desafio do primeiro (agosto de 2018),
com o objetivo de estabelecer as bases para a editoração do Dicionário em
Comunicação e Religiões, uma parceria UNASP/UNASPRESS e GP CR/MIRE. O encontro
contou com 23 pesquisadores/as participantes: 13 presencialmente e 10 on-line.
Foi apresentado o aprofundamento da pesquisa sobre eixos
temáticos identificados no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, realizada
pelos profs. Jorge Miklos, Maurício Ribeiro e Ronivaldo Moreira e recebidas
contribuições de participantes a partir do que foi indicado como desdobramento
do primeiro momento.
A Profa. Eliane Moura (foto à esq.) apresentou um texto com elementos para
a conceituação de “religiões” e com questões conceituais que devem ser
consideradas na elaboração do Dicionário (veja
aqui). O Prof. Allan Novaes apresentou o levantamento da pesquisa em
dicionários e enciclopédias, feito com a ajuda da Profa. Eliane Moura, com
questões teóricas, metodológicas e editorais para o processo de elaboração do
dicionário (veja
aqui).
O levantamento quantitativo no Banco de Teses e Dissertações
da CAPES (veja aqui) indica um crescimento no número de pesquisas, no entanto
há uma grande dispersão ou atomização de pesquisas em comunicação e religiões
com um significativo número de pesquisadores investigando temas diferentes. Deve-se
ter atenção a isto, pois, se tomados como parâmetros, podem levar a uma miríade
de verbetes.
Prof. Allan Novaes apresenta levantamento |
Outra constatação importante é que fenômeno das religiões no campo
da comunicação é subordinado a temáticas de “moda”. Isto é importante, uma vez que este grupo
está trabalhando o desenvolvimento de um dicionário que tende a ser uma
publicação baseada na permanência de temas.
Uma questão importante que o levantamento indica é que o
número de trabalhos que trata, de fato, a problemática das religiões em relação
com a comunicação é bem reduzido. Falta precisão conceitual na maioria dos
trabalhos. Há um interesse sobre o fenômeno das religiões mas ele não é
definido, referenciado. A religião acaba apenas perpassando as pesquisas mas
não é aprofundada em relação à comunicação.
Há uma prevalência de estudos sobre o catolicismo romano,
seguidos de temáticas referentes aos evangélicos, com ênfase no
neopentecostalismo.
Profs Jorge Miklos e Maurício Ribeiro apresentam pesquisa |
Ressalta-se, então, a indicação de que a atenção às
metodologias, aos temas e objetos (o que há de pulsante nos estudos) pode
elucidar um caminho para um ponto de partida na definição dos eixos temáticos
do dicionário.
Após a apresentação e reflexão sobre o texto da Profa.
Eliane Moura, ficou indicada a necessidade do diálogo interdisciplinar com o
conceito de religiões oferecido, sob o viés da comunicação.
Encaminhamentos
- Realização de um terceiro seminário: 19 de Fevereiro de
2018, das 9h30 às 16h, com vistas ao fechamento dos eixos temáticos e criação
de equipes de produção do Dicionário.
- Definição do público-alvo: leitores do Brasil interessados
nos temas que relacionam religiões e comunicação.
- Definição do foco do Dicionário: religiões brasileiras,
comunicação a partir do contexto brasileiro. Foi a leitura do texto “Fronteira
da fé: alguns sistemas de sentido, crenças e religiões no Brasil de hoje”, de
Carlos Rodrigues Brandão (veja aqui).
- Situar: de que lugar da comunicação queremos falar?
Mídias? Recepção? Semiótica? Mensagem? Midiatização? Ecologia da comunicação?
Ecologia das mídias? Observar os
conceitos-chaves que emergem do levantamento no Banco da CAPES: crenças
religiosas, processos comunicacionais, gêneros de comunicação (jornalismo,
publicidade), mídias (suportes materiais que dão significado), comunicação
religiosa, redes e sociedade em redes (“a rede é a mensagem”), bios midiático,
mediações, midiatização, memória, secularismo, biopoder, biopolítica.
Atentar para se trabalhar os conceitos da comunicação sempre
relacionados às religiões e trabalhar conceitos sobre religiões sempre
relacionados à comunicação.
- A partir daí promover um diálogo da concepção de
comunicação a ser enfatizada com o conceito de religiões oferecido pela Profa.
Eliane Moura (Profa. Magali Cunha vai elaborar uma reflexão). Foi sugerida a
leitura do texto “Narrar a Deus: a religião como meio de comunicação”, de Enzo
Pace (veja
aqui).
A reflexão será apresentada na reunião de fevereiro de 2019.
- Ampliar a pesquisa no Banco da CAPES para as áreas:
Teologia, Ciências da Religião, Ciências Sociais, História, Psicologia. Pessoas
do grupo devem se engajar com os colegas da UNIP para colaboração. Prof. Jorge
Miklos coordenará o processo com as indicações do protocolo da pesquisa. Profa.
Eliane Moura com ajuda de colegas da UNICAMP pesquisarão a área de História.
A pesquisa aprofundada será apresentada na reunião de
fevereiro de 2019.
Links com a gravação da reunião na íntegra:
Parte 1 – Manhã - https://www.youtube.com/watch?v=-OcF4-xPygg
Parte 2 – Tarde - https://www.youtube.com/watch?v=hiTC3kfV0Qg
Parte 3 – Encaminhamentos finais - https://www.youtube.com/watch?v=5JGy1tuN2OQ
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