domingo, 19 de agosto de 2018

MIRE/INTERCOM discute eixos temáticos em comunicação e religiões


Eixos Temáticos em Mídia e Religião foi o tema do Seminário realizado pelo Grupo de Estudos Mídia, Religião e Cultura (MIRE)/Grupo de Pesquisa Comunicação e Religião, em 14 de agosto, nas dependências do Centro Cultural Marques de Melo/INTERCOM SP. A atividade representou a primeira etapa do projeto de edição do Dicionário em Mídia e Religião, em parceria com a UNASP/UNAPRESS. 


O Seminário foi marcado pela qualidade, dado o alto nível das reflexões e discussões temáticas que emergiram, estimuladas pelas apresentações do Prof. Jorge Miklos (UNIP), com as ênfases dos estudos em mídias, da Profa. Eliane Moura (UNICAMP), com as ênfases dos estudos em religiões, pelas indicações para discussão pela Profa. Joana Puntel (SEPAC). 

A qualidade foi garantida ainda pelo engajamento no debate da parte dos demais 23 participantes (15 presentes e 8 a distância, com interação pela transmissão ao vivo) de 14 instituições: PUC Campinas, PUC MInas, UENP, UFBA, UFMG, UFOP, UMESP, UNASP, UNIP, UNISINOS, UNISO, Universidade Mackenzie, Universidade de Tours/Paris-França, Faculdade Paulista de Comunicação. 

A densidade e a riqueza da reflexão levaram à projeção de uma segunda edição do Seminário, em 23 de outubro próximo, para se concluir a definição dos eixos temáticos do Dicionário e indicação dos verbetes a serem redigidos. 

A transmissão ao vivo do seminário foi gravada e pode ser assistida por quem não conseguiu participar ou "repassada" por quem esteve, por meio dos links: parte da manhã; parte da tarde. O prof. Jorge Miklos compartilhou a apresentação de Powerpoint (ver aqui).

Resultados;Orientações:

- Trabalhar com ênfase em Comunicação e não limitar ao estudo das Mídias.
- Os temas dos GTs da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPOS) e das edições da Conferência Brasileira de Comunicação Eclesial (ECLESIOCOM, 2006 a 2017) podem orientar a construção de eixos temáticos em comunicação.
- Trabalhar com Religião no plural = Religiões, dada a pluralidade que a temática envolve. 
- Orientar o trabalho por um conceito de religiões que inclua a noção de grandes narrativas que movem as sociedades com força que vai além do que a lógica materializadora diz. Isto significa levar em conta crenças e práticas (a inter-relação entre ortodoxia e ortopráxis) e buscar os temas relevantes a partir destas concepções. 
- Relacionar comunicação e religiões significa perguntar pelo lugar e qual é a produção de sentido? as narrativas criadoras que produzem cultura. A comunicação é a forma de socializar essas narrativas. E perguntar ainda pelo momento histórico que estamos vivendo que desafia as narrativas e os sentidos que elas produzem.
- Levar em conta como as pessoas se relacionam com as religiões e o religioso. Para elas "é tudo a mesma coisa. O que conta é o que ajuda" ("Andar com fé eu vou que a fé não costuma faiá..", como canta Gilberto Gil), 
- O  Dicionário deve ser uma obra de referência para quem ingressa na reflexão em comunicação e religiões (desde estudantes da graduação até pesquisadores/as experientes que se deparam com a necessidade de abordar o tema).
- O Dicionário deve se localizar no contexto brasileiro.
- A introdução ao Dicionário deve indicar que é uma obra não conclusiva diante da permanente dinâmica que envolve tanto a comunicação quanto as religiões, sem deixar de identificar os eixos fundamentais para compreensão desta interface de estudos e apontar para o que está em permanente transformação.
- O Dicionário deve conter eixos temáticos (partes) e em cada um deles ter uma série de verbetes em quantidade que não seja muito grande, ou seja, em número mais objetivo/reduzido, com conteúdo denso, em extensão de texto equilibrada que não trate os temas de forma breve e nem muito prolongada (modelo Dicionário de Comunicação da ESPM).
- Produzir também uma versão on-line/digital do Dicionário.
- Considerar a noção de “religiografia” (termo criado pelo Prof. Flávio Senra, PUC Minas) – cartografia do que se produz em Ciências da Religião, no caso. Ideia para demarcação de território do que os pesquisadores da temática produzem.
- Possíveis desdobramentos do projeto: 1) criação de uma série/coleção Comunicação e Religião, com aprofundamento dos eixos temáticos para estudos mais densos sobre a interface; 2) criação de um Observatório em Comunicação e Religião

Encaminhamentos:

- A publicação será provisoriamente intitulada Dicionário Brasileiro em Comunicação e Religiões. Levar em conta o plural de religião e o conectivo “e” para não se perder de vista que não é uma obra sobre dois temas de estudo e pesquisa mas sobre as conexões entre eles e os temas decorrentes.
- A obra será orientada como uma obra de referência, um produto editorial que atenda às necessidades de “entrada no tema” da parte de estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores júnior e sênior, profissionais de mídias e demais pessoas interessadas. Daí a necessidade de os eixos atenderem às grandes carências, aos conceitos-chave consolidados e emergentes em relação à interface “comunicação e religiões”.
- Prof. Jorge Miklos apresentará aprofundamento do estudo exposto no seminário, com o estado da arte do levantamento que fez. Concluirá este trabalho com a ajuda do Prof. Maurício Ribeiro (UNIP).
- Cada pessoa do grupo – até o segundo seminário em  outubro deve “garimpar” os temas para demarcar os eixos. Construir uma lista de temas metodologias, bases teóricas para buscar os eixos e identificar também os “córregos” por onde a pesquisa não tenha passado. Incluir as formas de espiritualidade que não são consideradas religiões e desenvolvem processos comunicacionais.
- Para possível  versão on-line/digital do Dicionário, verificar como exemplo a Enciclopédia Digital Theologica Latino-Americana, indicada pelo Prof. Moisés Sbardelotto, com destaque para o link da "História", que ajuda a entender o porquê do projeto e, principalmente, alguns detalhes sobre o pro cesso de produção e os interagentes envolvidos http://theologicalatinoamericana.com/
- Profa. Eliane Moura acompanhará colegas da UNASP e Prof. Lindolfo a uma visita ao setor de Dicionários e Enciclopédias da Biblioteca da UNICAMP para observação de modelos.
- Considerar a possibilidade do uso de imagens no material publicado, dada a relevância do tema da cultura visual religiosa, da devoção e da piedade visual.
- No segundo seminário em outubro, estabelecer uma comissão editorial e uma equipe executiva da publicação. 

A segunda etapa do Seminário, agora denominado Comunicação e Religiões, acontecerá em 23 de outubro também no Centro Cultural José Marques de Melo, INTERCOM/SP, das 10 às 16h. 



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