Eixos Temáticos em Mídia
e Religião foi o tema do Seminário realizado pelo Grupo de Estudos Mídia, Religião e Cultura (MIRE)/Grupo de Pesquisa Comunicação e Religião, em 14 de agosto, nas dependências
do Centro Cultural Marques de Melo/INTERCOM SP. A atividade representou a primeira etapa do projeto
de edição do Dicionário em Mídia e Religião, em parceria com a
UNASP/UNAPRESS.
O Seminário foi marcado pela qualidade, dado o alto nível das reflexões e discussões temáticas que emergiram, estimuladas
pelas apresentações do Prof. Jorge Miklos (UNIP), com as ênfases dos
estudos em mídias, da Profa. Eliane Moura (UNICAMP), com as ênfases dos estudos
em religiões, pelas indicações para discussão pela Profa. Joana Puntel (SEPAC).
A qualidade foi garantida ainda pelo engajamento no debate da parte dos demais 23 participantes (15 presentes e 8 a
distância, com interação pela transmissão ao vivo) de 14 instituições: PUC
Campinas, PUC MInas, UENP, UFBA, UFMG, UFOP, UMESP, UNASP, UNIP, UNISINOS,
UNISO, Universidade Mackenzie, Universidade de Tours/Paris-França, Faculdade
Paulista de Comunicação.
A densidade e a riqueza da reflexão levaram à projeção de
uma segunda edição do Seminário, em 23 de outubro próximo, para se concluir a definição dos eixos temáticos do Dicionário e indicação dos verbetes a serem
redigidos.
A transmissão ao vivo do seminário foi
gravada e pode ser assistida por quem não conseguiu participar ou
"repassada" por quem esteve, por meio dos links: parte da manhã; parte da tarde. O prof.
Jorge Miklos compartilhou a apresentação de Powerpoint (ver
aqui).
Resultados;Orientações:
- Os temas dos GTs da Associação Nacional de Programas de
Pós-Graduação em Comunicação (COMPOS) e das edições da Conferência Brasileira
de Comunicação Eclesial (ECLESIOCOM, 2006 a 2017) podem orientar a construção
de eixos temáticos em comunicação.
- Trabalhar com Religião no plural = Religiões, dada a
pluralidade que a temática envolve.
- Orientar o trabalho por um conceito de religiões que
inclua a noção de grandes narrativas que movem as sociedades com força que vai
além do que a lógica materializadora diz. Isto significa levar em conta crenças
e práticas (a inter-relação entre ortodoxia e ortopráxis) e buscar os temas
relevantes a partir destas concepções.
- Relacionar comunicação e religiões significa perguntar
pelo lugar e qual é a produção de sentido? as narrativas criadoras que produzem
cultura. A comunicação é a forma de socializar essas narrativas. E perguntar
ainda pelo momento histórico que estamos vivendo que desafia as narrativas e os
sentidos que elas produzem.
- Levar em conta como as pessoas se relacionam com as
religiões e o religioso. Para elas "é tudo a mesma coisa. O que conta é o
que ajuda" ("Andar com fé eu vou que a fé não costuma faiá..",
como canta Gilberto Gil),
- O Dicionário deve ser uma obra de referência para quem
ingressa na reflexão em comunicação e religiões (desde estudantes da graduação
até pesquisadores/as experientes que se deparam com a necessidade de abordar o
tema).
- O Dicionário deve se localizar no contexto brasileiro.
- A introdução ao Dicionário deve indicar que é uma obra não
conclusiva diante da permanente dinâmica que envolve tanto a comunicação quanto
as religiões, sem deixar de identificar os eixos fundamentais para compreensão
desta interface de estudos e apontar para o que está em permanente transformação.
-
O Dicionário deve conter eixos temáticos (partes) e em cada um deles ter uma
série de verbetes em quantidade que não seja muito grande, ou seja, em número
mais objetivo/reduzido, com conteúdo denso, em extensão de texto equilibrada
que não trate os temas de forma breve e nem muito prolongada (modelo Dicionário
de Comunicação da ESPM).
-
Produzir também uma versão on-line/digital do Dicionário.
-
Considerar a noção de “religiografia” (termo criado pelo Prof. Flávio Senra,
PUC Minas) – cartografia do que se produz em Ciências da Religião, no caso.
Ideia para demarcação de território do que os pesquisadores da temática
produzem.
-
Possíveis desdobramentos do projeto: 1) criação de uma série/coleção
Comunicação e Religião, com aprofundamento dos eixos temáticos para estudos
mais densos sobre a interface; 2) criação de um Observatório em Comunicação e
Religião
Encaminhamentos:
-
A publicação será provisoriamente intitulada Dicionário Brasileiro em
Comunicação e Religiões. Levar em conta o plural de religião e o conectivo “e”
para não se perder de vista que não é uma obra sobre dois temas de estudo e
pesquisa mas sobre as conexões entre eles e os temas decorrentes.
-
A obra será orientada como uma obra de referência, um produto editorial que
atenda às necessidades de “entrada no tema” da parte de estudantes de
graduação, pós-graduação, pesquisadores júnior e sênior, profissionais de
mídias e demais pessoas interessadas. Daí a necessidade de os eixos atenderem
às grandes carências, aos conceitos-chave consolidados e emergentes em relação
à interface “comunicação e religiões”.
-
Prof. Jorge Miklos apresentará aprofundamento do estudo exposto no seminário,
com o estado da arte do levantamento que fez. Concluirá este trabalho com a
ajuda do Prof. Maurício Ribeiro (UNIP).
-
Cada pessoa do grupo – até o segundo seminário em outubro deve “garimpar”
os temas para demarcar os eixos. Construir uma lista de temas metodologias,
bases teóricas para buscar os eixos e identificar também os “córregos” por onde
a pesquisa não tenha passado. Incluir as formas de espiritualidade que não são
consideradas religiões e desenvolvem processos comunicacionais.
-
Para possível versão on-line/digital do Dicionário, verificar como
exemplo a Enciclopédia Digital Theologica Latino-Americana, indicada pelo Prof.
Moisés Sbardelotto, com destaque para o link da "História", que ajuda
a entender o porquê do projeto e, principalmente, alguns detalhes sobre o
pro cesso de produção e os interagentes envolvidos http://theologicalatinoamericana.com/
-
Profa. Eliane Moura acompanhará colegas da UNASP e Prof. Lindolfo a uma visita
ao setor de Dicionários e Enciclopédias da Biblioteca da UNICAMP para
observação de modelos.
-
Considerar a possibilidade do uso de imagens no material publicado, dada a
relevância do tema da cultura visual religiosa, da devoção e da piedade visual.
-
No segundo seminário em outubro, estabelecer uma comissão editorial e uma
equipe executiva da publicação.
A segunda etapa do Seminário, agora denominado Comunicação e Religiões, acontecerá em 23 de outubro também no Centro Cultural José
Marques de Melo, INTERCOM/SP, das 10 às 16h.
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