segunda-feira, 25 de junho de 2018

2º Colóquio de Pesquisa do MIRE em 2018 discute ex-votos, discurso da IURD e eleições 2018

Luis Erlin e Roni Moreira discutem suas teses com participantes
O 2º Colóquio de Pesquisa do MIRE/GP Comunicação e Religião da INTERCOM em 2018 aconteceu em 19 de junho nas dependências do Centro Cultural Marques de Mello/INTERCOM São Paulo. Nesta edição foram apresentadas e discutidas duas teses de integrantes do MIRE e uma pesquisa de campo empreendida pelo grupo.
Luis Erlin Gomes Gordo apresentou a tese de doutorado defendida em janeiro de 2018, na  UMESP, "Comunicação (I)Material com as divindades – tipos e formas de ex-votos na religiosidade popular", que introduz uma nova tipologia a partir de um inventário de ex-votos em espaços de devoção no Brasil, para além da fé popular católica (veja a apresentação aqui e a íntegra da tese pode ser acessada aqui).
"A simbiose discursiva entre religião e mercado: um estudo do discurso da Igreja Universal do Reino de Deus na perspectiva do consumo" foi a tese apresentada por Ronivaldo Moreira, também defendida na UMESP, em dezembro de 2017. O pesquisador mostrou e discutiu com o grupo de estudos como o mercado se vale do discurso religioso e como a religião se vale do discurso do mercado e tomou o discurso da IURD como base de análise (veja a apresentação aqui e a íntegra da tese pode ser acessada aqui).

Leandro Ortunes apresentou e discutiu via Hangout (foto) os resultados da pesquisa que ele coordenou, com assistência da pesquisadora Patrícia Garcia Costa, aplicada a participantes do evento Marcha para Jesus, em 31 de maio de 2018. A pesquisa foi uma parceria entre o MIRE/GP Intercom com o Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (NEAMP) da PUCSP. Saiba mais sobre a pesquisa aqui (veja a apresentação no colóquio aqui).
Com o grupo presente e por Hangout foram 14 participantes que interagiram e construíram uma excelente reflexão com os pesquisadores, com indicações de publicações e outros desdobramentos. A transmissão da reunião está gravada e pode ser acessada aqui.

Os presentes ao Colóquio com o Prof. Leandro Ortunes no telão.
Outros cinco participantes interagiram on line.
O próximo encontro acontecerá em 14 de agosto, terça-feira, este um seminário em tempo integral: das 9h às 17h: "Eixos temáticos na interface mídias-religiões", como base para o início do projeto de produção do Dicionário em Mídia e Religião, uma parceria com a Unaspress (Editora do Centro Universitário Adventista - UNASP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário