quinta-feira, 13 de abril de 2017

Memória e Religião foi o tema da reunião do MIRE deste 12 de abril (parte das Jornadas: Comunicação, Cultura e Memória)

A reunião do MIRE que aconteceu neste 12 de abril, foi parte das Jornadas: Comunicação, Cultura e Memória, promovidas pelos Programas de Pós-Graduação em Comunicação da Metodista, da Universidade de São Caetano do Sul, da Universidade Paulista e da Escola Superior de Propaganda e Marketing. 

"Memória e Religião" foi o tema da última aula da segunda etapa das Jornadas iniciadas em 2016. Naquele momento três aulas aconteceram (duas na ESPM e uma na UNIP) e em 2017 foram foi realizada a segunda etapa, com duas aulas, uma na USCS em 11 de abril ("Memória e Narrativas", com a Profa. Priscila Perazzo) e esta do dia 12 de abril, em parceria com o MIRE, Memória e Religião.

A aula foi aberta com uma exposição introdutória da Profa. Magali Cunha (foto abaixo ao centro), com uma revisão teórica da articulação entre memória, comunicação e religião (veja aqui a apresentação em PPT e o link para o PDF do principal livro de Jan Assmann). A partir dela, foram apresentadas duas pesquisas relacionadas à memória da ditadura civil-militar entre os evangélicos brasileiros: um caso da religião atuando na preservação das memórias subterrâneas e outro da religião atuando com silenciamento dessas memórias.

 


A primeira pesquisa foi apresentada pela Dra. Ana Caroline Castro (foto acima à esq.), a memória do Projeto Brasil Nunca Mais, que resultou na produção do documentário Coratio - 30 anos de Brasil Nunca Mais, que ela realizou junto com Gabriel Mitani (assista aqui). A segunda foi exposta pelo Ms. Marcelo Ramiro (foto acima à dir.) e é o resultado da dissertação de Mestrado defendida no Poscom/Metodista em março passado, e trata do silenciamento da memória da ditadura no jornal Expositor Cristão da Igreja Metodista (veja o conteúdo apresentado aqui).

Participantes do MIRE e pesquisadores/as interessados/as na temática, juntamente com a Profa. Priscila Perazzo, da USCS, estiveram presentes no evento, que contou com a participação on-line de 12 pessoas pelo Hangout e mais 21 pessoas pela transmissão ao vivo do Facebook (que teve até o fechamento desta matéria 1.305 visualizações). Toda a transmissão está gravada e pode ser assistida no canal do Youtube do MIRE (assista aqui) ou no Facebook (assista aqui). 


A reunião terminou com festa: o grupo celebrou o aniversário da coordenadora do MIRE Profa. Magali Cunha com "Parabéns pra você" e bolo também transmitidos ao vivo.



A próxima reunião do MIRE acontecerá em 17 de maio, quarta, das 14 às 17h. Reserve na agenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário