quinta-feira, 13 de abril de 2017

Memória e Religião foi o tema da reunião do MIRE deste 12 de abril (parte das Jornadas: Comunicação, Cultura e Memória)

A reunião do MIRE que aconteceu neste 12 de abril, foi parte das Jornadas: Comunicação, Cultura e Memória, promovidas pelos Programas de Pós-Graduação em Comunicação da Metodista, da Universidade de São Caetano do Sul, da Universidade Paulista e da Escola Superior de Propaganda e Marketing. 

"Memória e Religião" foi o tema da última aula da segunda etapa das Jornadas iniciadas em 2016. Naquele momento três aulas aconteceram (duas na ESPM e uma na UNIP) e em 2017 foram foi realizada a segunda etapa, com duas aulas, uma na USCS em 11 de abril ("Memória e Narrativas", com a Profa. Priscila Perazzo) e esta do dia 12 de abril, em parceria com o MIRE, Memória e Religião.

A aula foi aberta com uma exposição introdutória da Profa. Magali Cunha (foto abaixo ao centro), com uma revisão teórica da articulação entre memória, comunicação e religião (veja aqui a apresentação em PPT e o link para o PDF do principal livro de Jan Assmann). A partir dela, foram apresentadas duas pesquisas relacionadas à memória da ditadura civil-militar entre os evangélicos brasileiros: um caso da religião atuando na preservação das memórias subterrâneas e outro da religião atuando com silenciamento dessas memórias.

 


A primeira pesquisa foi apresentada pela Dra. Ana Caroline Castro (foto acima à esq.), a memória do Projeto Brasil Nunca Mais, que resultou na produção do documentário Coratio - 30 anos de Brasil Nunca Mais, que ela realizou junto com Gabriel Mitani (assista aqui). A segunda foi exposta pelo Ms. Marcelo Ramiro (foto acima à dir.) e é o resultado da dissertação de Mestrado defendida no Poscom/Metodista em março passado, e trata do silenciamento da memória da ditadura no jornal Expositor Cristão da Igreja Metodista (veja o conteúdo apresentado aqui).

Participantes do MIRE e pesquisadores/as interessados/as na temática, juntamente com a Profa. Priscila Perazzo, da USCS, estiveram presentes no evento, que contou com a participação on-line de 12 pessoas pelo Hangout e mais 21 pessoas pela transmissão ao vivo do Facebook (que teve até o fechamento desta matéria 1.305 visualizações). Toda a transmissão está gravada e pode ser assistida no canal do Youtube do MIRE (assista aqui) ou no Facebook (assista aqui). 


A reunião terminou com festa: o grupo celebrou o aniversário da coordenadora do MIRE Profa. Magali Cunha com "Parabéns pra você" e bolo também transmitidos ao vivo.



A próxima reunião do MIRE acontecerá em 17 de maio, quarta, das 14 às 17h. Reserve na agenda.

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Reunião de abril será parte das Jornadas: Comunicação, Memória e Cultura



A próxima reunião do MIRE acontecerá no dia 12 de abril, que será parte das Jornadas: Comunicação, Cultura e Memória, promovidas pelos Programas de Pós-Graduação em Comunicação da Metodista, da Universidade de São Caetano do Sul, da Universidade Paulista e da Escola Superior de Propaganda e Marketing.


É a segunda etapa das Jornadas iniciadas em 2016, em que três aulas aconteceram (duas na ESPM e uma na UNIP) e agora teremos a segunda etapa, com duas aulas, uma na USCS em 11 de abril (Memória e Narrativas) e a outra no 12 de abril, em parceria com o MIRE, Memória e Religião. Se alguém puder estar nos dois dias 11 e 12/4, será excelente. Caso não, nossa reunião do MIRE será articulada com as Jornadas.

Este evento oferece certificação mas para isto é preciso se inscrever pelo email: sidnei.chiari@uscs.edu.br, indicando nome, email e instituição a que está vinculado/a.

Programa da reunião/Jornadas do dia 12/4:

14h – Abertura
14h10 - Memória, comunicação e religião – bases teóricas – Magali Cunha
14h50 – O caso Brasil Nunca Mais – Ana Castro
15h30 – O caso Expositor Cristão – Marcelo Ramiro
16h10 – Intervalo
16h25 – Questões e síntese


Integrante do MIRE defende Dissertação de Mestrado

O integrante do MIRE Marcelo Ramiro defendeu, em 29 de março, a Dissertação de Mestrado "Mídia Cristã e Ditadura Civil-Militar: Memória dos Silenciamentos no Jornal Expositor Cristão da Igreja Metodista”. O trabalho foi orientado pela profa. Magali Cunha e a banca foi formada pelas profas Priscila Perazzo (USCS) e Elizabeth Gonçalves (Metodista).
Marcelo Ramiro obteve aprovação, com a recomendação da banca de que o conteúdo, relevante, deve ser tornado público. Ele já começa a realizar isto com a apresentação do trabalho na reunião do MIRE que será integrada ás Jornadas: Comunicação, Cultura e Memória, em 12 de abril.


MIRE publica livro e é base para coleção de editora


Em 2016 foi lançado o livro do MIRE, "Mídia, Religião e Cultura. Percepções e tendências em perspectiva global", organizado pelas Profas. Karina Bellotti e Magali Cunha, pela Editora Prismas.

A novidade é que a editora propôs a criação de uma Coleção Mídia, Religião e Cultura, dirigida pela coordenadora do MIRE Profa, Magali Cunha. Saiba mais sobre a coleção e a comissão editorial aqui.

A editora propôs que o primeiro livro da coleção seja o resultado da pesquisa do estágio pós-doutoral da profa. Magali Cunha, realizado na Universidade Federal da Bahia, sobre o ativismo digital evangélico. Os demais poderão ser encaminhados à avaliação da comissão editorial.

Reunião de março debateu pesquisas e possibilidades futuras para estudos em Mídia e Religião


A reunião do MIRE realizada em março passado, abriu as atividades do ano com o estudo do texto "Religião e Mídia: notas sobre pesquisas e direções futuras para um estudo interdisciplinar", de Jeremy Stolow (Universidade de Concordia, Montreal, Canadá). A reflexão foi conduzida por Patrícia Machado e Ricardo Alvarenga. Veja aqui os slides com os tópicos enfatizados.
Ricardo Alvarenga (à esq) e Patrícia Machado (ao centro) conduziram
a reflexão do texto de Jeremy Stolow
Além da reflexão do texto, o grupo tratou dos eventos do calendário acadêmico que podem participação ativa do MIRE. Recordou, ainda, o lançamento do livro do GP em 2016, "Mídia, Religião e Cultura. Percepções e tendências em perspectiva global", organizado pelas Profas. Karina Bellotti e Magali Cunha, pela Editora Prismas. A novidade é que a editora propôs a criação de uma Coleção Mídia, Religião e Cultura, dirigida pela coordenadora do MIRE Profa, Magali Cunha. Na proposta, a abertura da coleção será a publicação do livro resultante da pesquisa do estágio pós-doutoral da profa, Magali Cunha, realizado na Universidade Federal da Bahia, sobre o ativismo digital evangélico. Saiba mais sobre a coleção e a comissão editorial aqui.

Outra novidade foi a tradicional transmissão da reunião para participantes on-line pelo Hangout. Além da transmissão ao vivo, a reunião agora fica gravada e pode ser assistida posteriormente por quem não pode participar e por quem quiser revisar os conteúdos. Patrícia Machado organizou o processo. O vídeo editado com o conteúdo de toda a reunião de março pode ser acessado aqui. Clique aqui para acessar o canal do MIRE (Grupo de Pesquisa MIRE) no Youtube.

As próximas reuniões no primeiro semestre de 2017 acontecerão em 12 de abril, 17 de maio e 21 de junho, quartas-feiras, das 14 às 17h.