domingo, 29 de novembro de 2015

MIRE nos eventos de novembro de 2015

O MIRE esteve presente com a apresentação de suas pesquisas nos vários eventos de novembro de 2015.

Congresso Metodista de Produção Científica aconteceu em 11 e 12 de novembro, na Universidade Metodista de São Paulo (São Bernardo do Campo). O MIRE participou com três mesas temáticas:

(1) Mídia, Religião e Cultura: temas contemporâneos. A mesa tratou a interface mídia, religião e cultura como elemento significativo para os estudos nos campos da comunicação e das ciências da religião com crescente relevância na medida que grupos religiosos brasileiros, especialmente evangélicos, e que têm estabelecido projetos de ocupação de mais espaços na esfera pública. Esta mesa será um espaço de apresentação de reflexões teóricas sobre esta constatação, por meio de um quadro que discutirá temas contemporâneos: “Muçulmanos no Brasil”, “Programas de entretenimento e o processo de construção do imaginário religioso”, “Círculo de mulheres e a espiritualidade ecofeminista”, “Corpo – cristianismo e contemporaneidade” e “Processos Comunicacionais e religiosidade popular”. Participantes: Alexandra Gonsalez de Melo Sarasá Martin; Marcelo da Silva Figueiredo; Patrícia Santos Machado; Paula Francisco Salles; Renata Castro Cardias Kawaguchi Instituição: Universidade Metodista de São Paulo e Pontífícia Universidade Católica de São Paulo.Coordenadora de Sessão: Alexandra Gonsalez de Melo Sarasá Martin.



(2) Mídia, Religião e Cultura: temas emergentes. Esta mesa tratou de pesquisas de integrantes do Grupo de Pesquisa Mídia, Religião e Cultura (MIRE) no que tange a temas que emergem, na atualidade, no âmbito da interface mídia, religião e cultura, a saber: a evolução do conceito de espaço público político e sua forma contemporânea, transformada pela emergência da imagem ao vivo; temas da agenda conservadora defendida por parte da sociedade civil e por personagens presentes na mídia e sua relação com o conservadorismo religioso.  Participantes: Luís Henrique Marques (Unip-MIRE); Leandro Ortunes (PUC/SP-MIRE); Larissa Preuss (USP-MIRE). Instituições: Universidade Metodista de São Paulo, Universidade de São Paulo e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Coordenador de Sessão: Luís Henrique Marques.



(3) Cultura Visual e narrativas religiosas. Exposição de pequisas nos campos das Ciências da Religião e da Comunicação Social que privilegiam a reflexão sobre o papel das imagens e do processo de recepção e percepção visual como expressão religiosa, assim como do aspecto figurativo e imagético das narrativas religiosas. Serão considerados fenômenos socioculturais religiosos no Brasil respectivos a esta dinâmica. Participantes: Helmut Renders; Altierez S. dos Santos; Marcelo Moreira Ramiro; Luis Erlin Gomes Gordo; Ivna Fuchigami. Instituição: Universidade Metodista de
Coordenador de Sessão: Helmut Renders [Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião].

O integrante Ricardo Alvarenga apresentou uma comunicação em uma das sessões para comunicações orais intitulada: "O Papa Francisco no El País: especialização jornalística, quotidiano e questões culturais na cobertura da viagem do pontífice a América Latina em julho de 2015". 

Pensacom - Pensamento Comunicacional Brasileiro, evento promovido pela Cátedra Unesco de Comunicação e Desenvolvimento da Metodista em parceria com a Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos da Comunicação, aconteceu de 16 a 18 de novembro. Sob o tema "Brasil. História da Comunicação. Conquistas, Impasses, Desafios", o evento contou com várias sessões de atividades, entre elas 10 Grupos de Trabalhos, sendo um deles o GT  4 - Comunicação Eclesial. O GT teve 12 trabalhos e foi coordenado pela Profa. Magali Cunha, tendo ainda a participação de integrantes do MIRE. O integrante do MIRE Ricardo Alvarenga atuou na organização do evento. Integrantes do MIRE que apresentaram trabalhos no GT do Pensacom: Luis Erlin, Luis Henrique Marques, Marcelo Ramiro, Ricardo Alvarenga, Renata Cardias.

O VIII Seminário Nacional Religião e Sociedade: O Espaço do Sagrado no século XXI, do Núcleo Paranaense de Pesquisa em Religião (Núcleo Paranaense de Pesquisa em Religião - NUPPER), da Universidade Federal do Paraná (Curitiba), a que está ligada a integrante do MIRE Profa. Karina Belotti, aconteceu em 6 e 7 de novembro. Foram quatro conferências com professores da diversas instituições e oito GTs. No GT 06, Religião e Comunicação, coordenado pela Profa. Karina Bellotti e pelo Prof. Edson Martins foram apresentados onze trabalhos, dois deles de integrantes do MIRE:
Leandro Ortunes: Religião, Comunicação e Consumo: Novas configurações da mídia evangélica na economia de mercado; Karina K. Bellotti: Lidere como Jesus - Mídia de aconselhamento sobre liderança no Brasil e nos Estados Unidos (1980-2010).



Nenhum comentário:

Postar um comentário