quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Reunião de outubro: o desafio da memória do holocausto e os instigantes processos de comunicação religiosa no México

Márcio Pitliuk dialogou com o MIRE sobre suas ações em torno do holocausto
A reunião do MIRE deste outubro buscou concretizar um dos objetivos do grupo que é a ampliação do escopo de abordagem da religião para além do cristianismo, foco hegemônico nos estudos em mídia, religião e cultura no Brasil. Por isso, o MIRE recebeu neste 20 de outubro um convidado para o primeiro bloco da reunião: o publicitário Márcio Pitliuk (na foto à esq), um dos maiores especialistas em holocausto no Brasil, escritor de livros e roteirista e diretor de filmes sobre o tema. 

Uma das ênfases do trabalho de Pitliuk é a conservação da memória da terrível experiência do povo judeu no período da Segunda Guerra Mundial, por meio das produções em mídia que dão voz, também, aos sobreviventes. Daí a ênfase no diálogo com os participantes do grupo de pesquisa em torno dos processos midiáticos, tanto sustentadores do holocausto no período quanto da resistência. O conteúdo apontou para várias possibilidades na abordagem da relação religião-etnias-cultura-comunicação, a partir desta dimensão histórica.

Na segunda parte da reunião, o grupo ouviu o relato da viagem de pesquisa do vice-coordenador do MIRE Prof. Jorge Miklos (UNIP) a diferentes regiões do México, em julho-agosto passado. Ele coletou materiais que levam à reflexão sobre o imaginário presente na religiosidade popular vinculada aos povos originários e às peculiaridades dos processos de midiatização que envolvem os mexicanos em diferentes níveis.

Somaram-se ao grupo presente à reunião no Campus Rudge Ramos da Metodista, mais 10 participantes on-line, de diferentes locais do Brasil e até mesmo de São Paulo, como foi o caso do próprio Prof. Jorge Miklos que manteve sua apresentação mesmo impossibilitado de estar em São Bernardo do Campo. É o MIRE explorando as possibilidades de ampliação das conexões para pesquisa e intercâmbio de conhecimento.

Ao final da reunião foi dado o panorama da série de eventos de novembro nos quais o MIRE terá participação com apresentações de trabalhos dos seus integrantes. Saiba mais na postagem seguinte.



A próxima reunião, a última de 2015, acontecerá em 8 de dezembro, das 14 às 17h,  com duas apresentações de historiadoras com conteúdos instigantes para a pesquisa em mídia, religião e cultura: uma da Profa. Andrea Luciane Rodrigues Mendes, mestre em História Social da África pela Unicamp e doutoranda no mesmo campo e unviersidade, com a pesquisa que realizou, intitulada "O rei do Candomblé nas págjnas da revista: Joãozinho da Goméia em O Cruzeiro (1967)  (clique aqui para ler artigo sobre o tema);  outra da Profa. Karina Bellotti (UFPR) com a pesquisa "'Mangá Messias' entre ressurreições e reencarnações de Jesus - uma história cultural das figuras de Jesus nas histórias em quadrinhos" (clique aqui para ver amostra do livro em que há capítulo sobre o tema).

Fotos: Patrícia Garcia e Patrícia Machado
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário