A definição de eixos temáticos para a editoração do Dicionário em Comunicação e Religiões (uma parceria do GP Comunicação e Religião da INTERCOM/Grupo de Estudos MIRE com a UNASPRESS, editora da UNASP) começou a ser desenhada no último 11 de junho. Em reunião, 14 pesquisadores reuniram-se no Centro Cultural Marques de Melo (Intercom SP), sete presenciais e sete via on line, representando instituições de ensino e pesquisa dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão,
Mato Grosso, Minas Gerais, Alagoas, Rio Grande do Sul, Paraná.
O grupo trabalhou com o resultado do processo que envolveu, de março a junho, subgrupos
que se debruçaram sobre os sete conceitos-chave indicados no Terceiro Seminário
Eixos Temáticos em Comunicação e Religiões (fevereiro de 2019).
Ponto de partida do Design Thinking (resultado dos subgrupos) |
Sob a coordenação do Prof. Alan Novaes, as discussões foram
realizadas no formato Design Thinking por meio do manuseio de post-its
de cada conceito e cada verbete sugeridos pelos subgrupos. Cada termo foi discutido,
identificadas as repetições, as ausências e lacunas e foram feitas realocações
entre os conceitos-chave. Alguns deles foram propostos como verbetes,
outros foram indicados como elemento para a densa introdução que o Dicionário
deve ter.
O grupo manteve as diretrizes indicadas no Primeiro
Seminário (agosto, 2018): (1) que a publicação será dirigida prioritariamente a
estudantes e pesquisadores/as da comunicação que se dediquem ao tema
comunicação e religiões; (2) que o Dicionário deve conter eixos temáticos
(partes) e em cada um deles ter uma série de verbetes em quantidade que não
seja muito grande, ou seja, em número mais objetivo/reduzido, com conteúdo
denso, em extensão de texto equilibrada que não trate os temas de forma breve e
nem muito prolongada” (30-50 verbetes).
Um registro das reconfigurações
resultantes do trabalho da reunião pode ser acessado em pasta Google Drive com acesso aberto, bem como os arquivos com os resultados apresentados pelos subgrupos.
Um dos encaminhamentos destes trabalhos é que a coordenadora do GP/Grupo de Estudos, Profa. Magali Cunha, sistematize as indicações sobre a
Introdução do Dicionário, que deverá expor os conceitos que orientarão os
eixos-temáticos e a elaboração dos respectivos verbetes. A partir destas indicações, os quatro eixos-temáticos criados (Processos Midiáticos, Linguagens e Práticas, Instituições, Movimentos Religiosos e Poder, Teorias da Comunicação) deverão passar por revisão
de novos subgrupos que deverão repassar cada verbete sugerido, repensar termos
e identificar lacunas/ausências à luz dos conceitos-chave da introdução.
Os subgrupos deverão trabalhar, no mesmo formato à
distância, até a próxima reunião em 13 de agosto de 2019, das 10h às 16h, quando apresentarão os resultados para os próximos passos da produção.
Reconstrução do resultado dos subgrupos |
Links do Youtube (gravação da transmissão ao vivo)
Parte da manhã - https://www.youtube.com/watch?v=4XM5fVK-WVs
Parte da tarde - https://www.youtube.com/watch?v=xfWgFzv6hqU
Pasta compartilhada no Google Drive com todos os
documentos dos três seminários. https://drive.google.com/drive/folders/14urfmC2LKhkUQEe8GpDzCSU9-CGNh3Wa?usp=sharing
Pasta
compartilha no Google Drive com os materiais para e da reunião de 11 de junho. https://drive.google.com/open?id=1QZrT--UoP7493G6mq1dxfP2e0ORgMnPBFotos: Patrícia Garcia e Allan Novaes.
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