quinta-feira, 28 de maio de 2015

Assembleias de Deus e TV; A mulher além do bem e do mal; A religião como filtro jornalístico na TV Record: pesquisas debatidas no MIRE em maio




Na reunião do MIRE deste 26 de maio foi dada continuidade às excelentes sessões de apresentação de pesquisas do grupo. Nessa reunião foram três apresentações: uma dissertação defendida e dois projetos de Mestrado em fase de qualificação.

A dissertação de Mestrado foi aprovada em abril, no Poscom Metodista e defendida por Gilmar Caetano Tomaz (foto): A conflituosa relação das Assembleias de Deus Brasileiras e a Televisão: da proibição à aceitabilidade (texto completo disponível em PDF). A pesquisa buscou abordar e analisar os caminhos da mídia televisiva nas igrejas Assembleias de Deus no Brasil (o plural é usado devido às muitas ramificações da denominação), em suas construções das representações simbólicas, imaginárias, culturais e midiáticas. O objetivo foi analisar a dimensão simbólica na proibição do uso da televisão na denominação religiosa em questão, e os argumentos para o veto entre os fiéis, a discreta aceitabilidade da TV diante das novas concepções teológicas das ADs ao longo dos anos (1957-1996), investimento em canal aberto (Rede Boas Novas de Televisão) e proposta de um programa televisivo como marca midiática da denominação (Programa Movimento Pentecostal). A metodologia adotada consistiu em pesquisa bibliográfica histórica, com foco nos temas fundamentais para o desenvolvimento das pesquisas do imaginário, identidade, cultura, nação e televisão, aliada à pesquisa documental de materiais e publicações do arquivo da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD), tendo como meta os registros históricos, que melhor elucidaram os caminhos e a ligação dessa denominação religiosa com a TV.

                             

Os projetos em fase de qualificação foram apresentados ao grupo no formato de banca simulada. O primeiro foi o de Patrícia Santos Machado (foto acima), aluna do Poscom Metodista (banca de qualificação a ser realizada em 1 de junho) intitulado A mulher além do bem e do mal: Malévola e a representação cinematográfica do feminino integrado. A pesquisa visa desvendar e refletir sobre elementos presentes na construção imaginária social do gênero feminino ao analisar o simbolismo arquetípico apresentado na narrativa e na estrutura das personagens do filme “Malévola”- produção dos estúdios Disney (EUA). 

O filme é uma versão do tradicional conto de fadas “A Bela Adormecida”, porém o que o distingue é que nesta produção a perspectiva apresentada é a da vilã e não a da princesa. Neste sentido, caracteriza-se uma nova possibilidade na construção arquetípica da narrativa e também a quebra de um paradigma em relação ao Bem e ao Mal. O que permeia essa discussão é a reflexão sobre um suposto processo de superação de um padrão dicotômico relacionado à representação das mulheres no imaginário e que é característico do dualismo contido no pensamento androcentrado/patriarcalista. O principal referencial teórico-metodológico tem como base a Hermenêutica de Profundidade (HP) visando à interpretação da estrutura simbólica do objeto. Os estudos culturais com ênfase em gênero e os estudos do imaginário e suas relações com a comunicação, serão parte da análise.

O segundo projeto de qualificação de Mestrado é de Marcelo Figueiredo (foto), aluno do Poscom (banca a ser realizada em 8 de junho), com o título: A religião como filtro jornalístico: um estudo do programa Domingo Espetacular da TV Record. O projeto visa investigar como o discurso religioso da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) está presente na linha editorial da programação jornalística exibida pela Rede Record de Televisão, de propriedade da Igreja. Para tal, será tomado referencial teórico de estudiosos do jornalismo, como Maxwell MacCombs, David M. White e Noam Chomsky, em especial a teoria dos filtros, e estudos voltados para a relação entre mídia e religião. As ciências da religião oferecerão base de reflexão para o trabalho por meio dos estudos sobre o pentecostalismo e particularmente sobre a IURD. A metodologia a ser empregada baseia-se em revisão bibliográfica e estudo de um dos programas jornalísticos da TV Record, o Domingo Espetacular. O estudo se baseará em análise de conteúdo de um corpus formado por reportagens selecionadas que tenham como tema "religião" e que tenham como tema abordagens sobre as quais se verifica o discurso da IURD no conteúdo. Espera-se com a pesquisa contribuir com os estudos em mídia, jornalismo e religião com a demonstração da forma em que o discurso religioso da IURD aparece na programação jornalística da Rede Record.


As participações à distância de integrantes do grupo baseados em cidades distantes, com o uso de recursos da internet, têm enriquecido a interação do MIRE. 

A próxima reunião, com apresentação de novas pesquisas, será realizada em 23 de junho, fechando o primeiro semestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário