quarta-feira, 18 de março de 2015

Reunião do MIRE: Midiatização da religião, um tema desafiador para os estudos em mídia, religião e cultura


Foto: Patrícia Machado
A primeira reunião do MIRE em 2015 foi dedicada ao estudo do desafio que o conceito de midiatização traz à pesquisa em mídia, religião e cultura. Para isso foi tomado por base o texto "Midiatização: teorizando a mídia como agente de mudança social e cultural", do professor integrante da Sociedade Internacional Mídia, Religião e Cultura Stig Hjavard (clique para assessar). O integrante do MIRE Prof. Dr. Luiz Henrique Marques (UNIP) apresentou ao grupo os pontos-chave do texto e indicou elementos que merecem atenção quando esta teoria é aplicada à religião. 
Para Hjavard,  midiatiatização caracteriza "uma determinada fase ou situação do desenvolvimento global da sociedade e da cultura no qual os meios de comunicação exercem uma influência particularmente predominante em outras instituições sociais". Por isso, o Prof. Luiz Henrique indicou os seguintes critérios de análise para os estudos em mídia, religião e cultura, que foram debatidos pelo grupo:

1- Prioridades comerciais da mídia sobre a religião (estratégias de marketing para expandir vendas).
2. Espetacularização.
3. Culto às celebridades.
4. Religiosidade individual(ista), mas com sensação de pertença à comunidade real (políticas de atendimento individual).
5. Perda da relação com o mistério (transparência excessiva).
6. Recuperação de práticas religiosas populares (neodevocionalismo), embora realizadas a distância e individualmente.
7. Regras, rotina de produção e estética midiáticas influenciam práticas religiosas (imperativo dos índices de audiência).

Clique aqui para acessar a apresentação do Prof. Luis Marques.

Foto: Patrícia Machado
No segundo momento da reunião, foi apresentado o livro, lançado pelo integrante do MIRE Prof. Luis Erlin, que reproduz o conteúdo da sua dissertação de Mestrado em Comunicação Social, defendida no PosCom Metodista em 2014. "Ex-votos. A saga da comunicação perseguida" é o título da obra publicada pela editora Ave-Maria, que traz importantes contribuições que relacionam Folkcomunicação e Religião, desafiando novas pesquisas em midia, religião e culltura no tocante à comunicação popular da fé; às possibilidades de aberturas e os fechamentos das grandes mídias e das mídias institucionais para este tipo de comunicação; a se pensar os ex-votos como experiência comunicacional presente não apenas na Igreja Católica mas também em outras confissões e religiões.
Ao final, foi feito o encaminhamento das próximas reuniões, que terão data alterada em virtude de participações em eventos que coincidiram com a agenda do MIRE. As novas datas das próximas reuniões, que acontecem sempre uma terça-feira por mês, das 14 às 17h, serão:

14 de abril
26 de maio


Foto: Patrícia Machado

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