quinta-feira, 11 de setembro de 2014

O corpo na relação mídia-religião. Saiba sobre a reunião do MIRE de 9 de setembro

Por  Patricia S. Machado e Renata Cardias. 

"A Nova Comunicação do Corpo Cristão: a transformação da imagem do corpo sagrado na mídia" foi o tema do encontro do grupo de Pesquisa MIRE – Mídia, Religião e Cultura, no dia 9 de Setembro. O conteúdo foi apresentado pela pesquisadora Paula Francisco Salles, que o defendeu em Dissertação de Mestrado aprovada na PUC-SP (clique aqui para ler).

Foto: Marcelo Figueiredo
A pesquisadora compartilhou com o grupo sua trajetória para o desenvolvimento da pesquisa, destacando principalmente algumas questões relevantes do corpo enquanto mídia, especificamente sobre o corpo religioso cristão que vem se transformando com a presença do protestantismo no Brasil, principalmente pelas denominações chamadas neopentecostais, nas últimas décadas. 

Nas igrejas evangélicas, a dança tornou-se uma prática comum, ocasionando a comunicação da nova imagem do corpo cristão também em uma perspectiva midiática dentro e fora da igreja. O seu estudo teve como fundamentação teórica a Teoria Corpomídia, de Helena Katz e Christiane Greiner, por abarcar a complexidade e os cruzamentos cognitivos, sociais, culturais considerando o corpo inacabado e em constante construção. Há uma troca de informações contínuas entre o corpo e o ambiente. Esta reciprocidade vai formando e transformando ontologicamente tanto o corpo como também o ambiente.

Outro aspecto de destaque na apresentação do trabalho foi compreender que a dança, no contexto das igrejas evangélicas, não é padronizada. Dependendo das denominações, a dança pode ser entendida como mediação do discurso (pano de fundo para a palavra) ou apenas utilizada enquanto instrumento de entretenimento. Após apresentar os vídeos dos grupos estudados para o seu estudo, foi interessante com os presentes.
Foto: Marcelo Figueiredo

Já na segunda etapa do encontro, a pauta foi sobre a participação do MIRE nos próximos eventos acadêmicos, destacando as mesas temáticas que serão apresentadas no Congresso Metodista que ocorrerá nos dias 22 e 23 de Outubro (mais informações em breve), assim como foram expostas as perspectivas de outros eventos para 2015 e o calendário dos próximos encontros do grupo de pesquisa (11 de novembro e 9 de dezembro). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário