Promove o intercâmbio e a socialização de pesquisas sobre a presença da religião e do "religioso" nos diferentes processos comunicacionais.Explora e discute teorias e de metodologias, em perspectiva transdisciplinar e tem como atividade permanente o Grupo de Estudos Mídia, Religião e Cultura (MIRE). Aberto à participação.
segunda-feira, 16 de junho de 2014
Próxima reunião do MIRE: encontro de estudo
A próxima reunião do MIRE acontecerá em 12 de agosto, terça, das 14 às 17h no Campus Rudge Ramos da Universidade Metodista de São Paulo. Será o primeiro encontro de estudo, que terá por base o texto de Stewart Hoover (foto) publicado no mais recente número da revista Comunicação & Sociedade: "Mídia e religião: premissas e implicações para os campos acadêmico e midiático". No texto, o estudioso que é referência internacional para a temática, afirma que as previsões de que a religião desapareceria da vida moderna podem ser dadas como mortas, pois a religião, na era global, ganhou novo perfil e destaque. Hoover reconhece que eventos que mudaram o mundo em anos recentes têm pelo menos algumas de suas origens na religião, e por meio de uma ampla variedade de contextos, questões e processos históricos a religião persiste e até mesmo domina. Para ele, as maiores questões e tendências religiosas tão importantes hoje não podem ser plenamente abordadas e compreendidas sem atenção às mídias. Na verdade, tais tendências estão enraizadas nas mídias de importantes formas. As mídias são uma fonte de informação sobre as religiões, sobre as tendências religiosas e sobre as ideias religiosas. A religião está cada vez mais presente no noticiário, no entretenimento e na cultura popular. O texto de Stewart Hoover traz uma reflexão sobre esta realidade e enfatiza premissas e implicações dela tanto para o campo acadêmico quanto para o midiático com vistas a futuras pesquisas e práticas. O texto está disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/CSO/article/view/4906/4205.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário