segunda-feira, 15 de maio de 2017

Reunião do MIRE acontece neste 17 de maio

Um Colóquio de Partilha de Pesquisas será a essência da reunião do MIRE nesta quarta, 17 de maio. O colóquio será coordenado pelo colega Luis Erlin com a seguinte programação:

14h10 – Abertura e anúncios – Profa. Magali Cunha
14h30 – Exposição: Ms. Patrícia Garcia Costa - Novos formadores de opinião: A geração e garotas Youtubers evangélicas e sua influência no processo de decisão dos espectadores (Projeto de Doutorado, 2017)
15h – Interação
15h15 – Exposição: Dr. Leandro de Paula - Entre a saúde e o risco: a experiência da fé segundo a mídia secular no Brasil e nos EUA (2001-2013) (Tese de Doutorado, UFRJ, 2016)
15h45 – Interação
16h – Intervalo
16h15 – Exposição: Dr. Luis Henrique Marques - Marketing católico: leitura crítica a partir do conceito de midiatização (Estágio Pós-Doutoral, 2016)
16h45 – Interação
17h – Encerramento

A reunião será transmitida ao vivo com possibilidade de interação. O link para acesso é https://youtu.be/j6VfT9GGvao.

Blog Mídia, Religião e Sociedade traz entrevista com a Profa. Magali Cunha sobre a histórica relação dos evangélicos com as mídias

O blog "Mídia, Religião e Sociedade" teve origem no início de 2013 a partir de uma disciplina sobre mídia e religião ministrada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) pelo então mestrando em Comunicação, hoje doutorando na UNISINOS Marco Túlio de Sousa. Um grupo no Facebook foi criado com o nome“Mídia, Religião e Poder” a fim de suscitar debates entre os alunos e compartilhar conteúdos sobre a temática. Posteriormente, o grupo se expandiu para além dos interesses mais imediatos da disciplina contando com a adesão de outros pesquisadores. O blog foi então criado em 2015 com o propósito de dar mais visibilidade ao tema e servir de plataforma para divulgação das pesquisas sobre o assunto. O blog é de propriedade de Marco Túlio de Sousa e também possui uma página no facebook onde os novos conteúdos são divulgados.

No relançamento do blog neste maio de 2017 é publicada a primeira parte de uma entrevista exclusiva, ampla, com a docente coordenadora do MIRE Profa. Magali do Nascimento Cunha.
A docente falou sobre a mudança do perfil dos evangélicos no Brasil a partir da relação que este grupo construiu historicamente com a mídia. Nesta primeira parte da entrevista, ela trata da emergência e transformação da “cultura gospel” e da recente mudança de posição das Organizações Globo sobre os evangélicos. Se antes prevalecia uma postura de combate, atualmente se consolida cada vez mais uma tentativa aproximação visando um novo nicho de mercado. Na segunda parte da entrevista, a ser publicada em alguns dias, Magali Cunha fala de sua pesquisa mais recente, que trata da complexa relação entre evangélicos, mídia e política. Veja aqui.