terça-feira, 26 de abril de 2016

Primeira reunião do MIRE em 2016 traz o tom do novo. Reunião de abril discutirá "Religião como meio de comunicação"

O Grupo de Pesquisa Mídia, Religião e Cultura (MIRE) abriu as atividades de 2016 em 15 de março, com um Fórum Temático que foi parte do I Seminário "Espiritualidades contemporâneas, pluralidade religiosa e diálogo", promovido Grupo de Pesquisa Teologia no Plural, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, da Universidade Metodista de São Paulo.
Apresentaram estudos no fórum intitulado "Mídia e diversidade religiosa":

  • Alexandra Gonsalez: "As mídias e as religiões nos casos de mulheres em situações-limite".
  • Renata Cardias: "Processos de comunicação e religiosidade popular entre os caiçaras e quilombolas em Cananeia-SP".
  • Luis Erlin: "A Comunicação dos ex-votos nas religiões".
  • Paula Salles: "Mídia, Espiritismo e Cultura".
  • Marcos Corrêa: "Mídia, Candomblé e Cultura". 
O tom das discussões indica que o desafio de consolidação do campo de estudos em torno da interface mídia-religião-cultura está superado. Importa no atual momento, aprofundar e expandir pesquisas e reflexões para além das clássicas abordagens de grupos religiosos como produtores de mensagens midiáticas, e para além do Cristianismo, já que a pluralidade religiosa é elemento cada vez mais em evidência nas dinâmicas socioculturais brasileiras,



 

A segunda reunião do ano acontece em 26 de abril, terça, das 14 às 17h, na sala 316 do Ed. Capa, Metodista (Campus Rudge Ramos) e, já buscando respostas para o desafio da ampliação das reflexões, e na reafirmação do caráter interdisciplinar do grupo, privilegiará o estudo do texto "Narrar a Deus:  religião como meio de comunicação", do filósofo e cientista da religião italiano Enzo Pace (veja o texto aqui). Para participar à distância é só acessar o Skype do grupo: grupomire.







Fotos: Patrícia Machado e Patrícia Garcia