nos processos comunicacionais midiáticos na inter-relação com as práticas culturais contemporâneas no Brasil. Entre os/as participantes do encontro inaugural estavam doutores/as, mestres, doutorandos/as, mestrandos/as e graduandos ligados/as ao campo da Comunicação mas também a outras áreas afins como Ciências da Religião, História, Teologia, Letras, Ciências Sociais. Os/as participantes também estão vinculados/as a diferentes instituições acadêmicas. Essas características reforçam a proposta do grupo que é a de construir uma identidade como interdisciplinar e plural.
Foto: Eliana Motta
Um dos desafios para o grupo ressaltados na reflexão coletiva do encontro inaugural foi o de dar visibilidade a esta área de estudos que relaciona mídia, religião e cultura, buscando consolidá-la e valorizá-la nos espaços acadêmicos. Segundo a reflexão, o positivismo que ainda predomina nas bases de vários segmentos as universidades desprezam o tema "religião" como um fenômeno sociocultural em evidência, que demanda estudos não apenas de antropólogos, sociólogos e cientistas da religião mas dos diferentes pesquisadores das ciências humanas e sociais. Refletiu-se ainda que é preciso reconhecer desta leitura estreita presente na academia deve-se a leituras reduzidas sobre secularização que limitam o olhar de muitos acadêmicos para a temática. Veja aqui os slides com os conteúdos que serviram para estimular a reflexão coletiva do encontro inaugural.
Foto: Patrícia Garcia |
Fez parte do encontro inaugural do MIRE uma partilha de pesquisas de andamento conduzidas por participantes. A diversidade das temáticas e as demandas por novos olhares e teorias foram destaque nesta partilha.
O MIRE volta às atividades com reuniões mensais a partir de agosto de 2014 e é aberto a participação de pessoas interessadas na temática. Contatos: gp.mire.midiareligiaocultura@gmail.com.